SIGEOLITERART 2024

SIGEOLITERART 2024

SIGEOLITERART 2024

4584 4584 people viewed this event.

VII Simpósio Nacional e VI Simpósio Internacional de Geografia, Literatura, Arte e Turismo – “Leitura e Escrita como ato político e direito humano”

O Sigeoliterart 2024 acontecerá em parceria entre a Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – FFP/UERJ e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ/CPDA, no período de 27 a 30 de novembro de 2024, nas cidades de São Gonçalo e Rio de Janeiro, RJ, Brasil. O evento contará com conferências, mesas redondas, sessões temáticas para apresentação de trabalhos, rodas de conversa com estudantes da Educação Básica e programação cultural.

Ao longo de suas edições o Sigeoliterart tem proporcionado belos momentos de interface entre a ciência, a arte e a vida. As potencialidades que este diálogo vem abrindo especialmente para os geógrafos, mas também noutras comunidade, têm frutificado na forma de trabalhos e grupos de pesquisa que têm buscado inspiração, conhecimento e, por que não, emoção nos espaços e nas páginas das mais diferentes literaturas e nos suportes mais variados da arte.

Inicialmente mais ligada ao campo da geografia humanista e cultural, hoje transcende o escopo de uma orientação teórico-metodológica da geografia, colocando-se de forma abrangente por todo o campo da ciência geográfica, em direção aos seus limites e interfaces. Entendemos que é mais do que necessário ampliar e atualizar as teorias, os métodos e as metodologias que podem contribuir para uma compreensão crítica da realidade em suas múltiplas dimensões, incluindo a estética. Nesse movimento é fundamental a articulação da política com os afetos, da ciência com a arte, da Geografia e do Turismo com a Literatura, do direito humano para existir e transitar pelo mundo.

Nesta edição de 2024, o tema eleito para o evento é: “Leitura e Escrita como ato político e direito humano”. Uma proposta que reúne pesquisadores e tendências, visando tanto a aproximação pelo diálogo, quanto o aprofundamento das discussões epistemológicas e das experiências metodológicas nessa interface de saberes. Para isso, convidamos todos e todas a sentar-se à mesa e partilhar das possibilidades de pensar, fazer e ser.

As atividades programadas para este evento procuraram contemplar as mais recentes discussões no âmbito da relação entre Geografia, Turismo, Literatura e Arte, no sentido de permitir reflexões acerca de dimensões diversas, inspiradas mais em remeter para as condições concretas do existir dos sujeitos (leitores, narradores, escritores, viajantes) e podem indicar-se e sulear-se pelos eixos temáticos a seguir.

Eixos temáticos

  • 1. Ciência e Arte
  • 2. Atos e processos formativos
  • 3. Turismo e literatura
  • 4. Geografias e Literaturas

O eixo “Ciência e Arte: estética, ética e política” pretende contemplar variadas epistemologias que compõem as reflexões da Geografia e do Turismo como campos do conhecimento que possuem a possibilidade de realização como ciência, mas não estão rigidamente circunscritos por essa modalidade. Nesses termos, tanto uma como outra, assumem a potencialidade de direcionar a sua prática e o seu discurso a partir de produções artísticas, entre elas, e em destaque, a Literatura. Com isso, entendemos que a Literatura, assim como a Dança, as Artes Plásticas e Visuais, entre outras modalidades do conhecimento artístico podem ampliar a nossa compreensão histórica, geográfica e turística de uma determinada realidade. Da mesma forma, que a Geografia, o Turismo e a História podem contribuir para o entendimento de uma determinada forma de Arte. Nestes termos, vale dizer que não queremos superpor a Ciência a Arte, muito menos fazer da Arte um mero instrumento da objetificação científica, a proposta é de diálogo e ampliação das fronteiras. A proposição aqui estabelecida comunica-se com o contexto contemporâneo, então as possíveis relações entre Arte e Ciência não devem se furtar em combinar as suas razões estéticas as dimensões éticas e políticas.

“Atos e processos formativos para ler e escrever o mundo: arte e ciência”. O sentido mais amplo e contemporâneo da educação humana exige que se tenha em mente processos formativos dinâmicos, orientados por elementos científicos e estéticos, por dimensões objetivas presentes na relação de homens e mulheres com o mundo e entre si, bem como pela subjetividade inerente ao pensamento, à criação artística, literária e, por que não, também na produção da ciência. O desenvolvimento de um pensamento geográfico, artístico e literário exige de pesquisadores das diferentes áreas a experimentação de distintas possibilidades de olhar, requer deles rigor no esforço compreensivo-analítico sobre a experiência humana e na produção do mundo, bem como escolhas de comunicação que contribuam para a formação de sujeitos, homens e mulheres, contemporâneos antenados ao mundo e aos semelhantes, capazes de atuar na solução de problemas e na promoção da convivência genuína com o múltiplo, o diferente, próximo ou distante.

“Turismo, literatura e existências: experiências e deslocamentos” Turismo e intersecção com a Literatura via a valorização do discurso literário e dos bens simbólicos locais. Por um lado, estudos sobre a literatura de viagem, enquanto narrativas ficcionais ou documentais que apresentam referências explícitas às práticas turísticas e que encerram representações do espaço que adquirem o valor de atrações turísticas. Neste mesmo sentido, textos que promovem o turismo literário e que possuem a especificidade de implicar o deslocamento (real ou virtual) a lugares, de algum modo, relacionados com a literatura. Por outro lado, a discussão sobre os lugares literários: museus, casas de escritores, roteiros, festas, feiras e exposições literárias, bibliotecas, bares, cafés temáticos dentre outros. Ainda, por estarmos em um país com grande miscigenação, ou seja, com originalmente diferentes povos em sua formação territorial, a questão étnico-racial não pode ignorada. São inúmeras e incontáveis marcas deixadas por nossos ancestrais, tanto para grupos aldeados como para grupos urbanos. Encontramos suas marcas, principalmente nos nomes de lugares. Para além de toponímias, percebemos as marcas africanas e diaspóricas por diferentes espaços e de variados tipos como, na culinária, na forma de socialização, na cultura e nos patrimônios. Sendo assim, o turismo étnico-racial é presente e dialoga com a literatura, arte, sendo percebido territorialmente pela geografia.

“Geografias e Literaturas suleadas como conteúdo do direito de existir e dizer”. As pesquisas que assumem a cultura como objeto de pesquisa avançam em relevância nas ciências sociais e na geografia. Com isso, a questão racial, de gênero e a religião merecem destaque no campo de pesquisas que se concentram na relação entre geografia, literatura e turismo. Tanto a geografia quanto o turismo, ao estabelecerem relação com o literário, assumem a importância dos deslocamentos que a literatura propicia para o enfrentamento do racismo e tantas outras formas de opressões sociais, como por exemplo e por um lado, também, a afirmação socioespacial e política de grupos, por outro lado. Desta forma, no Brasil, o lugar das literaturas negras (sejam africanas e afro-diaspóricas), assim como as literaturas indígenas, juntamente com suas múltiplas transversalidades perpassadas por feminismos, diversidade de gêneros, sexualidades e religiões são significativas para pensar o mundo.

Programação

  • Quarta-feira – 27/11
  • Quinta-feira – 28/11
  • Sexta-feira – 29/11
  • Sábado – 30/11

Dia 27/11/2024 – Quarta-Feira – Local: FFP/UERJ São Gonçalo
A partir das 16h – Credenciamento e café de boas-vindas
18h – Solenidade de Abertura
Coordenação: Prof. Dr. Manoel Martins de Santana Filho (DGEO-FFP/UERJ)
19h – Mesa Redonda 1: Ciência e Arte: estética, ética e política
Palestrantes: Prof. Dr. Felipe Moura (UERJ); Prof. Rodrigo Emídio (PPGEO/UFG, Dona Alzira)
Coordenação: Profª Drª Julia Cossermelli de Andrade (IGEO/UERJ)
20:30 – Programação Cultural

Dia 28/11/2024 – Quinta-Feira – Local: FFP/UERJ São Gonçalo
A partir das 08h – Credenciamento

09:00 – 10:30 – Conferência
Palestrante: Escritora Roseana Murray (Saquarema, Rio de Janeiro)
Coordenação: Profª Drª Adriana Carvalho Silva (UFRRJ)
10:30 – 10:45 – Intervalo
10:45 – 12:45 – Sessões temáticas de apresentação de trabalhos
12:45 – 14:30 – Intervalo para Almoço
14:30 – 16:30 – Mesa Redonda 2: Atos e processos formativos para ler e escrever o mundo: arte e ciência
Palestrantes: Profª Drª Raquel Beatriz (PUC Minas); Prof. Dr. Marcos Pasche (UFRRJ)
Coordenação: Profª Drª Geny Ferreira Guimarães (UFRRJ)
16:30 – 16:45 – Intervalo
16:45 – 18:45 – Sessões temáticas de apresentação de trabalhos

Dia 29/11/2024 – Sexta-Feira – Local: CPDA/UFRRJ Centro, Rio de Janeiro
08:30 – 10:30 – Mesa Redonda 3: Turismo literário e étnico: vivências e deslocamentos
Palestrantes: Maria Lúcia Vilarinhos (IBGE); Profª Drª Silvia Quinteiro (UAlg, Portugal); Turismóloga Milena Manhães (doutoranda USP)
Coordenação: Profª Drª Maria Jaqueline Elicher (Unirio)
10:30 – 10:45 – Intervalo
10:45 – 12:45 – Mesa Redonda 4: Geografias e Literaturas suleadas como conteúdo do direito de existir
Palestrantes: Prof. Dr. Ricardo Assis (UEG, Dona Alzira); Profª Drª Alice Freia (Universidade Rovuma, Moçambique); Profª. Drª. Suzane Veiga (Coletivo Escritoras Vivas, São Gonçalo)
Coordenação: Prof. Dr. Julio Suzuki (USP)
12:45 – 14:30 – Intervalo para Almoço

14:30 – 15:30 – Lançamento de livros com suas respectivas autorias
15:30 – 16:30 – Conferência de Encerramento
Palestrantes: Prof. Dr. Eguimar Felício Chaveiro (UFG); Dr. Luis Carlos Fadel de Vasconcellos (FIOCRUZ)
Coordenação: Prof. Dr. Manoel Martins de Santana Filho (DGEO-FFP/UERJ)

Dia 30/11/2024 – Sábado – Rio de janeiro/RJ

Mais informações e link para inscrição.

1: “Caminhos na Pequena África”, Coordenação: Profa. Dr. Ana Claudia Ramos Sacramento.
Vagas: até 20 pessoas.
Ponto de encontro: às 8h30 no Cais do Valongo (Av. Barão de Tefé – Saúde, Rio de Janeiro – RJ)
Custos: Ingresso do Memorial dos Pretos Novos R$ 20,00 (Inteira), R$ 10,00 (meia) – a serem pagos diretamente pelos participantes nos locais de visitação. 

2: “Geografias machadianas: O Rio de Janeiro de Machado de Assis”, Coordenação: Profa. Ms. Sheila Regina Alves Carvalho.
Vagas: até 30 pessoas.
Ponto de encontro: às 9:30h no Chafariz de Mestre Valentim (Praça Quinze de Novembro – Centro, Rio de Janeiro – RJ)  
Custos: Sem custos de inscrição. Consumo opcional nas paradas (Livraria Folha Seca e Casa Cavé).

3: “O Rio de Fernando Sabino e de Clarice Lispector”, Idealização e guia: Profa. Teresa Montero.
Vagas: até 30 pessoas.
Ponto de encontro:  às 8h45 nas Estátuas de Clarice e Ulisses (Caminho dos Pescadores Ted Boy Marino – Leme, Rio de Janeiro – RJ)
Custos: R$7,50, valor da passagem de metrô para deslocamento entre os bairros do Leme e Ipanema. Haverá divulgação de livros da organizadora com possível opção para aquisição.

4: “Leituras e Grafias na Cidade – apropriações urbanas por pixadores, grafiteiros e escritores”, Proponentes: Profª. Désirée Guichard Freire, Prof. Luis Henrique Leandro Ribeiro, Vitor Spin  e Arthur Pimenta de Medeiros.
Vagas: até 40 pessoas.
Ponto de encontro: às 8h30h na frente do prédio do CPDA/UFRRJ (Avenida Presidente Vargas, nº 417, Centro, Rio de Janeiro – RJ)  
Custos: R$ 10,00 (valor será revertido para apoiar coletivo de artistas urbanos), a serem pagos diretamente pelos participantes aos proponentes do trabalho.

Inscrição, valores e prazos

Valores por categorias e prazos* Até 31/08 De 01/09 a 25/11 No evento*
Estudantes de Graduação R$50 R$70 R$100
Estudantes de Pós-Graduação R$100 R$120 R$150
Professores da Educação Básica R$80 R$100 R$130
Professores do Ensino Superior, pesquisadores e público geral R$150 R$170 R$200
*Obs.: (1) Sócios da AGB, com anuidade em dia e inscritos previamente terão descontos de 10%.
(2) Estudantes da Educação básica não pagam inscrição.
(3) O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado pela emissão do boleto no site da Cepuerj.
(4) Link para inscrição de participantes estrangeiros (sem CPF).
(5) Inscrições realizadas no 1º dia do evento (27/11) mediante disponibilidade de vagas.

Submissão e apresentação de trabalhos

Submissão de trabalhos* Prazos
Data inicial e final de recebimento dos trabalhos 30/05/2024 a 23/09/2024
Divulgação dos trabalhos aceitos Lista dos trabalhos aprovados
Apresentação dos trabalhos 28/11/2024
Prazo para envio dos trabalhos corrigidos/revisados 30/12/2024
*Obs.: (1) O regulamento e as orientações para a submissão de trabalhos estão expressos no Template para os artigos e também na Terceira Circular do Evento.

Para se registrar para este evento, acesse a seguinte URL: https://redeentremeio.com.br/sigeoliterart2024/ →

 

Date And Time

27/11/2024 - 16:00 to
30/11/2024 - 21:00
 

Data final de registro

27/11/2024
 

Tipos de eventos

 

Categoria do evento

Share With Friends