SIGEOLITERART 2019: Prorrogado o prazo para submissão de trabalhos até 30 de agosto!
SIGEOLITERART 2019: Prorrogado o prazo para submissão de trabalhos até 30 de agosto!

quinta, 01 de agosto de 2019

IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL E V SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA, LITERATURA E ARTE

Entre viagens reais e imaginárias: uma interface entre Geografia, Turismo, Literatura e Arte

6 a 8 de novembro de 2019

UNIRIO – Rio de Janeiro/RJ

 

3ª CIRCULAR

PRORROGADAS INSCRIÇÕES DE TRABALHOS PARA 30 DE AGOSTO DE 2019!!

 

A UNIRIO, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, através da Escola de Turismo e da Rede Entremeio - Rede de pesquisa Geografia, Turismo e Literatura (Rede CNPq criada em 2017), principal articuladora da temática do Turismo na intersecção do debate com a Geografia e a Literatura, sediará o V Simpósio Nacional de Geografia, Literatura e Arte e IV Simpósio Internacional de Geografia, Literatura e Arte. O evento se realizará entre os dias 6 e 8 de novembro de 2019.

Além da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, as seguintes instituições atuam como colaboradoras na organização do Sigeoliterart 2019: a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, a Universidade de São Paulo - USP, a Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF e a Universidade Federal de Goiás - UFG.

O tema dessa edição, Entre viagens reais e imaginárias: uma interface entre Geografia, Turismo, Literatura e Arte, explora a viagem em suas perspectivas reais e imaginárias, envolvendo concepções subjetivas e objetivas dos aspectos da paisagem, dos deslocamentos, das migrações, das literaturas do mundo (literatura negra, indígena, de periferia, de lutas, de inclusão) e das narrativas (ficcionais e documentais). A dimensão da viagem a ser explorada é uma proposta que reúne pesquisadores e tendências, visando o diálogo e o aprofundamento das discussões epistemológicas.

O evento será estruturado com uma conferência de abertura, cinco mesas redondas com a mesma proposta dos eixos temáticos, sessões com apresentação e discussão de trabalhos, conferência de encerramento e atividade cultural.

 

EIXOS TEMÁTICOS DO EVENTO:

1. Epistemologias, linguagem e artes

A relação entre a Geografia e as artes é marcada por linguagens que se imbricam e se constroem; estruturam o mundo e o mediam; interpretam o outro e o redimensionam. Concepções, perspectivas, dimensões fundamentam a relação entre a Geografia e as artes, cujas leituras epistemológicas contribuem para um aprendizado a partir do passado, projetando luzes para mudanças e persistências nas viagens que a pesquisa e a poesia possibilitam.

 

2. Educação, Arte, Geografia e outros diálogos

O sentido mais amplo e contemporâneo da educação humana exige que se tenha em mente processos formativos dinâmicos, orientados por elementos científicos e estéticos, por dimensões objetivas presentes na relação de homens e mulheres com o mundo e entre si, bem como pela subjetividade inerente ao pensamento, a? criação artística, literária e, por que não, também na produção da ciência. O desenvolvimento de um pensamento geográfico, artístico e literário exige de pesquisadores das diferentes áreas a experimentação de distintas possibilidades de olhar, requer deles rigor no esforço compreensivo-analítico sobre a experiência humana e na produção do mundo, bem como escolhas de comunicação que contribuam para a formação de sujeitos, homens e mulheres, contemporâneos antenados ao mundo e aos semelhantes, capazes de atuar na solução de problemas e na promoção da convivência genuína com o múltiplo, o diferente, próximo ou distante.

 

3. Turismo literário: entre viagens, narrativas ficcionais e documentais

Turismo e intersecção com a Literatura via a valorização do discurso literário e dos bens simbólicos locais. Por um lado, estudos sobre a literatura de viagem, enquanto narrativas ficcionais ou documentais que apresentam referências explícitas às práticas turísticas e que encerram representações do espaço que adquirem o valor de atrações turísticas. Neste mesmo sentido, textos que promovem o turismo literário e que possuem a especificidade de implicar o deslocamento (real ou virtual) a lugares, de algum modo, relacionados com a literatura. Por outro lado, discussão sobre os lugares literários: museus, casas de escritores, roteiros, festas, feiras e exposições literárias, bibliotecas, bares e cafés temáticos dentre outros.

 

4. Geografias das artes sensíveis e imaginárias

A arte vista como articulação de sensibilidades que envolvem os sujeitos no espaço a partir do tripé: o artista, a obra e o espectador. Geografias da arte perspectivando a união entre a percepção e a emoção desencadeadas das criações imaginárias. O espaço sensível, as paisagens imaginárias e o lugar subjetivo na literatura, no cinema, nas artes visuais, na música, no teatro etc.

 

5. Literaturas do mundo: raças, gêneros, religiões e deslocamentos

As pesquisas que assumem a cultura como objeto de pesquisa avançam em relevância nas ciências sociais e na geografia. Com isso, a questão racial, de gênero e a religião merecem destaque no campo de pesquisas que se concentram na relação entre geografia, literatura e turismo. Tanto a geografia quanto o turismo, ao estabelecerem relação com o literário, assumem a importância dos deslocamentos que a literatura propicia para o enfrentamento do racismo e tantas outras formas de opressões sociais. Desta forma, no Brasil, o lugar das literaturas negras (sejam africanas e afro-diaspóricas) juntamente com suas múltiplas transversalidades perpassadas por feminismos, diversidade de gêneros, sexualidades e religiões são significativas para pensar o mundo.

 

 

INSCRIÇÕES:

As inscrições devem ser feitas através do site da CEPUERJ, diretamente no link:

https://www.cepuerj.uerj.br/cursos2.php?tipo=eventos&curso=E00004&ano=2019

Obs: o pagamento da Taxa de Inscrição não assegura a aprovação do trabalho submetido a ser avaliado pela Comissão Científica do Evento.

 

NORMAS E PRAZOS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS:

 

REGRAS PARA A SUBMISSÃO DOS TRABALHOS:

Atenção:

somente receberá certificado de apresentação a (s)/o (s) autora (s)/autor (s) que estiver presente no ato da apresentação e com inscrição no evento.

Os trabalhos inscritos no evento deverão ser enviados já em sua versão completa, seguindo os critérios a seguir:

a) ter entre 12 e 15 páginas, incluindo figuras (mapas, ilustrações, fotos, gráficos etc.), tabelas, notas de rodapé, referências e resumos;

b) o texto deve ser formatado em fonte Times New Roman, tamanho 12 (corpo do texto) e espaçamento entre linhas 1,5;

c) idiomas aceitos: português, inglês, espanhol e francês;
d) os artigos devem vir com correções gramaticais devidamente realizadas. Recusaremos textos que não cumpram essa exigência;

e) o cabeçalho deve conter o título e subtítulo (se houver) do trabalho. O texto indicativamente pode ser estruturado em introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências. Claro, respeitando a particularidade dos diferentes tipos de pesquisa;

f) os textos devem ser acompanhados de um resumo com, no máximo, 600 caracteres e de 3 a 5 palavras-chave que identifiquem o conteúdo do trabalho. O mesmo resumo e palavras-chave devem ser apresentados em duas das três línguas a seguir: inglês, francês e/ou espanhol.

Os resumos e palavras-chave devem vir no início do artigo logo após o título do mesmo. Trabalhos escritos em línguas estrangeiras aceitas pelo evento (inglês, espanhol ou francês) devem ter, obrigatoriamente, um resumo em língua portuguesa;

g) fotos, desenhos, mapas, gráficos deverão aparecer no corpo do trabalho com a denominação genérica de figura, numerada com algarismos arábicos. As tabelas também devem ser numeradas com algarismos arábicos;

h) as notas de rodapé devem ser evitadas ao máximo e somente colocadas aquelas que forem realmente necessárias. Quando houver, estas devem ser numeradas sequencialmente e ao longo do texto;
i) as referências devem aparecer no final do trabalho, em ordem alfabética e devem seguir as normas da ABNT, NBR 6023. Abaixo, a título de ilustração, indicamos alguns exemplos de referências bibliográficas:

Livro: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título. Edição. Local: Editora, ano. Número total de páginas ou volumes.
Tese ou dissertação: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título. Ano. Páginas ou volumes. Tipo de trabalho (grau e área de concentração) – Unidade de ensino, Instituição onde o trabalho foi apresentado.
Artigos em periódicos: SOBRENOME DO AUTOR do artigo, Prenome. Título do artigo. Título do Periódico, local de publicação, número do volume, número do fascículo, página inicial e final do artigo, data.
Trabalhos apresentados em eventos: SOBRENOME DO AUTOR do artigo, Prenome. Título do artigo. In: TÍTULO DO EVENTO, número, ano de realização e local de realização do evento. Título da publicação. Local : Editora, ano. Indicação da parte referenciada.

j) toda citação, direta ou indireta, feita ao longo do texto devera? ser apresentada conforme a norma ABNT NBR 10520. As referências deverão ser apresentadas entre parênteses, indicando o sobrenome do autor, data da publicação e número da página. Ex: (GEORGE, 1973, p. 68); George (1973, p. 68) afirma que...

k) os textos completos deverão ser enviados até a data de recebimento de trabalhos para o e-mail: contato.redeentremeio@gmail.com

Trabalhos que não seguirem as normas da ABNT serão recusados.

 

 

MAIS INFORMAÇÕES NAS REDES SOCIAIS:

Página do eventohttps://redeentremeio.com.br/evento/rede/sigeoliterart-2019

Facebook: https://www.facebook.com/redeentremeio

Email: contato.redeentremeio@gmail.com