SIGEOLITERART 2019 - 2ª Circular
SIGEOLITERART 2019 - 2ª Circular

terça, 29 de janeiro de 2019

IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL E V SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA, LITERATURA E ARTE

Entre viagens reais e imaginárias: uma interface entre Geografia, Turismo, Literatura e Arte

6 a 8 de novembro de 2019

UNIRIO – Rio de Janeiro/RJ

 

2ª Circular – Chamada geral

 

Esta é a 2ª Circular do V Simpósio Nacional de Geografia, Literatura e Arte e IV Simpósio Internacional de Geografia, Literatura e Arte (SIGEOLITERART 2019), com mais informações sobre Inscrições, Submissão de Trabalhos e Programação Preliminar. Para mais informações sobre o evento, veja a nossa 1ª Circular – Apresentação .

 

1 INSCRIÇÕES

As inscrições para participar do SIGEOLITERART 2019 estarão disponíveis a partir de 01 de fevereiro de 2019, no site da CEPUERJ.

Categorias, prazos e valores de inscrição estão descritos a seguir:


Obs: o pagamento da Taxa de Inscrição não assegura a aprovação do trabalho submetido a ser avaliado pela Comissão Científica do Evento.

 

2 SUBMISSÃO DE TRABALHOS

O formulário para submissão de trabalhos estará disponível a partir de 01 de fevereiro de 2019 até 30 de junho de 2019, conforme calendário a seguir: 

submissão dos trabalhos

Os trabalhos deverão ser enviados já em sua versão completa, em português, inglês, espanhol OU francês, seguindo a configuração/formatação exigida no item 2.1 desta circular.

Cada autor poderá submeter até 2 trabalhos.

Os temas dos trabalhos deverão ser pertinentes com o tema central do evento - “Entre viagens reais e imaginárias: uma interface entre Geografia, Turismo, Literatura e Arte” - e com um dos seguintes eixos temáticos:

  1. Epistemologias, linguagem e artes
  2. Educação, Arte, Geografia e outros diálogos
  3. Turismo literário: entre viagens, narrativas ficcionais e documentais
  4. Literaturas do mundo: raças, gêneros, religiões e deslocamentos
  5. Geografias das artes sensíveis e imaginárias

Para mais informações sobre os eixos temáticos, veja a 1ª Circular do SIGEOLITERART 2019.

 

2.1 Configuração do Trabalho Completo

Os trabalhos inscritos no evento deverão ser enviados já em sua versão completa, seguindo os critérios a seguir:

A - ter entre 12 e 15 páginas, incluindo figuras (mapas, ilustrações, fotos, gráficos etc.), tabelas, notas de rodapé, referências e resumos;

B - o texto deve ser formatado em fonte Times New Roman, tamanho 12 (corpo do texto) e espaçamento entre linhas 1,5;

C - idiomas aceitos: português, inglês, espanhol e francês.

D - os artigos devem vir com correções gramaticais devidamente realizadas. Recusaremos textos que não cumpram essa exigência.

E - o cabeçalho deve conter o título e subtítulo (se houver) do trabalho. O texto indicativamente pode ser estruturado em introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências. Claro, respeitando a particularidade dos diferentes tipos de pesquisa.

F - os textos devem ser acompanhados de um resumo com, no máximo, 600 caracteres e de 3 a 5 palavras-chave que identifiquem o conteúdo do trabalho. O mesmo resumo e palavras-chave devem ser apresentados em duas das três línguas a seguir: inglês, francês e/ou espanhol. Os resumos e palavras-chave devem vir no início do artigo logo após o título do mesmo. Trabalhos escritos em línguas estrangeiras aceitas pelo evento (inglês, espanhol ou francês) devem ter, obrigatoriamente, um resumo em língua portuguesa.

G - fotos, desenhos, mapas, gráficos deverão aparecer no corpo do trabalho com a denominação genérica de figura, numerada com algarismos arábicos. As tabelas também devem ser numeradas com algarismo arábicos.

H - as notas de rodapé devem ser evitadas ao máximo e somente colocadas aquelas que forem realmente necessárias. Quando houver, estas devem ser numeradas sequencialmente e ao longo do texto.

I - as referências devem aparecer no final do trabalho, em ordem alfabética e devem seguir as normas da ABNT, NBR 6023. Abaixo, a título de ilustração, indicamos alguns exemplos de referências bibliográficas:

Livro: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título. Edição. Local: Editora, ano. Número total de páginas ou volumes.
Tese ou dissertação: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título. Ano. Páginas ou volumes. Tipo de trabalho (grau e área de concentração) – Unidade de ensino, Instituição onde o trabalho foi apresentado.
Artigos em periódicos: SOBRENOME DO AUTOR do artigo, Prenome. Título do artigo. Título do Periódico, local de publicação, número do volume, número do fascículo, página inicial e final do artigo, data.
Trabalhos apresentados em eventos: SOBRENOME DO AUTOR do artigo, Prenome. Título do artigo. In: TÍTULO DO EVENTO, número, ano de realização e local de realização do evento. Título da publicação. Local : Editora, ano. Indicação da parte referenciada.

J - toda citação, direta ou indireta, feita ao longo do texto deverá ser apresentada conforme a norma ABNT NBR 10520. As referências deverão ser apresentadas entre parênteses, indicando o sobrenome do autor, data da publicação e número da página. Ex: (GEORGE, 1973, p. 68); George (1973, p. 68) afirma que...

Trabalhos que não seguirem as normas da ABNT serão recusados.

 

3 PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

Dia 06/11/2019 Quarta-Feira

08:00 - 08:30 Credenciamento e Welcome-coffee

08:30 - 09:00 Solenidade de Abertura

09:00 - 10:00 Conferência de Abertura

10:00 - 12:00 Mesa Redonda 1: Epistemologias, linguagem e artes

12:00 - 14:00 Intervalo para Almoço

14:00 - 16:00 Mesa Redonda 2: Educação, Arte, Geografia e outros diálogos

16:00 - 16:30 Intervalo

16:30 - 18:30 Sessões temáticas de apresentação de trabalhos

 

Dia 07/11/2019 Quinta-Feira

08:30 - 10:30 Mesa Redonda 3: Turismo literário: entre viagens, narrativas ficcionais e documentais

10:30 - 10:45  Intervalo

10:45 - 12:45  Sessões temáticas de apresentação de trabalhos

12:45 - 14:30  Intervalo para Almoço

14:30 - 16:30  Mesa Redonda 4: Literaturas do mundo: raças, gêneros, religiões e deslocamentos

16:30 - 16:45  Intervalo

16:45 - 18:45  Sessões temáticas de apresentação de trabalhos

 

Dia 08/11/2019 Sexta-Feira

08:30 - 10:30 Mesa Redonda 5: Geografias das artes sensíveis e imaginárias

10:30 - 10:45  Intervalo

10:45 - 12:45  Sessões temáticas de apresentação de trabalhos

12:45 - 14:30  Intervalo para Almoço

14:30 - 15:30  Conferência de Encerramento

15:30              Solenidade de Encerramento

15:30 - 17:30  Programação Cultural

 

Em breve, programação completa no site do evento!