III Seminário da Rede Entremeio “Viagem”

III Seminário da Rede Entremeio “Viagem”

III Seminário da Rede Entremeio “Viagem”

por
2527 2527 people viewed this event.

O terceiro seminário da Entremeio ocorreu na sede do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, ao longo do dia 05 de outubro de 2018 (sexta-feira). Tal edição do evento foi organizado pelo Grupo de Pesquisa em Performances e Narrativas de Viagem (PeNaVia), vinculado ao Departamento de Turismo e coordenado pelo prof. Dr. Humberto Fois Braga.

Após a mesa institucional de abertura do evento, tivemos a palestra proferida pelo professor Dr. Jader Janer Moreira Lopes, intitulada “A criança e o poeta: geografias da vida em ‘La Sebastiana’”. Na oportunidade, o referido professor abordou o papel da geografia, em interfaces com a literatura, como forma de descolonizar o imaginário tempo-espacial latino-americano. Para tanto, pautando-se em pesquisas, teorias e reflexões crítico-poéticas, relatou-nos experiências didático-pedagógicas desenvolvidas com escolas primárias situadas no entorno da UFJF.

Após um banquete com a maravilhosa comida mineira, a tarde foi dedicada à “Roda de Conversa” que buscou desafiar os pesquisadores que compõem a Rede, a partir da seguinte problemática: “qual o conceito de viagem que me norteia e como o mesmo dialoga com minha área de pesquisa?”. A partir da intervenção e argumentação de quatorze pesquisadores, pudemos perceber que o tema da viagem é utilizado tanto em seu sentido físico quanto simbólico, tornando-se um conceito/prática aglutinador da geografia e da literatura ora pelo viés pedagógico (e.g. como ferramenta de ensino) ora como fundamento de pesquisa (e.g. como conceito norteador dos estudos sobre turismo literário).

A Universidade Federal de Goiás, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Eguimar Felício Chaveiro, acolherá o IV Seminário Entremeio, previsto para ocorrer no dia 11 de julho de 2019 (quinta-feira), tendo como temática o retorno às discussões sobre a “viagem”, uma vez que o grupo concluiu que o conceito não se esgotou.

Os membros da Rede estão responsáveis por organizar o SIGEOLITERART 2019, que ocorrerá nos dias 06, 07 e 08 de novembro de 2019, na UNIRIO/RJ, sob a responsabilidade da Escola de Turismo.

Confira a seguir a programação completa e as fotos do III Seminário da Rede Entremeio:

Event registration closed.
 

Date And Time

05/10/2018 - 10:00 to
05/10/2018 - 20:00
 

Data final de registro

05/10/2018
 

Tipos de eventos

 

Categoria do evento

Share With Friends