SIGEOLITERART 2019


Seja bem-vindo ao evento SIGEOLITERART 2019 . Confira a programação e inscreva-se!

Programação Inscrição

Programação

V SIMPÓSIO NACIONAL E IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA, LITERATURA E ARTE

"Entre viagens reais e imaginárias: um interface entre Geografia, Turismo, Literatura e Arte"

Rio de Janeiro, de 06 a 08 de novembro de 2019

 

O V Simpósio Nacional de Geografia, Literatura e Arte e IV Simpósio Internacional de Geografia, Literatura e Arte (SIGEOLITERART) tem por objetivo reunir pesquisadores e conjugar tendências no campo da Geografia, Literatura e Arte, visando tanto a aproximação pelo diálogo, quanto o aprofundamento das discussões epistemológicas. Nesta edição, o Turismo soma-se a tríade da Geografia, Literatura e Arte, presentes nos simpósios anteriores.

A Rede de Pesquisa Geografia, Turismo e Literatura (Rede Entremeio), organiza o SIGEOLITERART 2019 que será sediado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com a colaboração de diversas instituições: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e Universidade Federal de Goiás (UFG). 

As atividades programadas para este evento procuraram contemplar as mais recentes discussões no âmbito da relação entre Geografia, Turismo, Literatura e Arte, no sentido de permitir reflexões acerca de dimensões diversas norteadas pelos seguintes eixos temáticos:

  1. Epistemologias, linguagem e artes
  2. Educação, Arte, Geografia e outros diálogos 
  3. Turismo literário: entre viagens, narrativas ficcionais e documentais 
  4. Geografias da arte sensíveis e imaginárias 
  5. Literaturas do mundo: raças, gênero, religiões e deslocamentos 

O evento será estruturado com uma conferência de abertura, cinco mesas redondas que seguem os temas dos eixos, sessões temáticas com apresentação e discussão de trabalhos, conferência de encerramento, momentos culturais, homenagens e um trabalho de campo. 

 

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA E ATUALIZADA! 

 

PROGRAMAÇÃO DAS SESSÕES DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS!

 

TRABALHO DE CAMPO "O RIO DE CLARICE" - SÁBADO (09/11)!

 

DICAS DE HOSPEDAGEM, TRANSPORTE E ALIMENTAÇÃO!


 


Palestrantes



Eguimar Felício Chaveiro


Doutor em Geografia Humana pela USP e Pós-Doutor em Saúde do Trabalhador pela Fiocruz. É Professor do Instituto de Estudos Socioambientais, da UFG. É Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Espaço, Sujeito e Existência "Dona Alzira"



Jader Janer Moreira Lopes


Geógrafo, Doutor em Educação e Pós-Doutor pelo INEDD, da Universität Siegen, Alemanha. É professor da pós-graduação em Educação da UFF e UFJF. Coordena o Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância (GRUPEGI).



Nei Braz Lopes


Compositor, escritor e estudioso das culturas africanas. Bacharel em Direito e Ciências Sociais pela UFRJ. Notabilizou-se como sambista, pela parceria com Wilson Moreira. Em 2020, chegará a marca de 40 livros publicados.



Rita Baleiro


Doutora e mestre em Estudos Anglo-Portugueses. É professora da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo na Universidade do Algarve. Participa de Centros de Pesquisa em Turismo, Estudos Comparatistas e do projeto LITESCAPE.PT.



Maria Mota Almeida


Mestre e Doutora em Museologia. É Professora da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE). Desenvolve investigações em turismo literáro, tendo por base a obra de António José Branquinho da Fonseca.



Silvia Quinteiro


Doutora e mestre em Literatura Comparada. É professora da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve. Investiga e coordena projetos em turismo e literatura, como o projeto Rota Literária do Algarve.



Jörn Seemann


Mestre e Doutor em Geografia. É Professor Assistente do Departamento de Geografia, da Ball State University (EUA). Suas investigações seguem as seguintes Linhas de pesquisa: mapas e sociedade, história da cartografia e geografia cultural.



Werther Holzer


Mestre em Geografia pela UFRJ e Doutor em Geografia Humana pela USP. É professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFF. Desenvolve pesquisas em Geografia Humanista, em temas como fenomenologia, lugar e paisagem.



Maria Geralda de Almeida


Mestre e Doutora em Geografia pela Université de Bordeaux III. É professora da UFG e participa de pesquisas sobre Geografia Cultural, principalmente nos seguintes temas: manifestações culturais, turismo, territorialidades e sertão.



Ernesto Jorge Macaringue


Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. É professor na Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane, da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique.



Julio Cesar Suzuki


Mestre e Doutor em Geografia Humana. É Professor da USP, realiza diversas pesquisas em Geografia e Literatura, Teoria e Método da Geografia e Relação entre Agricultura e Urbanização.



Angelita Pereira de Lima


Mestre em Educação e Doutora em Geografia. É professora Universidade Federal de Goiás e pesquisadora do Núcleo de Estudo: Espaço, Sujeito e Existência Dona Alzira.



Ricardo Junior de Assis Fernandes Gonçalves


Pós-Doutor em Geografia. É professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Goiás e pesquisador dos Grupos Espaço Sujeito e Existência; Política, Economia, Mineração, Ambiente e Sociedade - PoEMAS/UFJF.



Luis Alberto Ferreira Brandão Santos


Mestre em Literatura Brasileira e Doutor em Literatura Comparada (UFMG). É professor da Faculdade de Letras da UFMG, líder do grupo de pesquisa Espaços Literários e Transdisciplinares, além de ensaísta e ficcionista com obras finalistas do Prêmio Jabuti.



Valéria Cristina Pereira da Silva


Mestre e Doutora em Geografia (UNESP). É professora da UFG, coordenadora do Grupo de Estudos de Imaginário, Paisagem e Transculturalidade (GEIPaT) e trabalha com os temas: imagem e imaginário; paisagem, memória e cultura; geografia, literatura e arte.



Fernanda Felisberto da Silva


Mestre em Estudos Africanos (Colegio de Mexico) e Doutora em Literatura Comparada (UERJ). É professora do departamento de letras da UFRRJ e pesquisadora das narrativas de mulheres negras nas literaturas Africanas, Negro-brasileira, Afro-americanas/latinas



Luiz Godoi Trigo


Turismólogo, Mestre em Filosofia (PUC-Campinas) e Doutor em Educação (Unicamp). Autor renomado, com diversas publicações na área de Turismo, é professor da USP, nos cursos de graduação em Lazer e Turismo e dos mestrados em Turismo e Estudos Culturais.


Inscrições

Inscrições PRORROGADAS até 04 DE NOVEMBRO DE 2019, pelo site do Cepuerj. Prazos e valores especiais para estudantes e Professores da Educação Básica.

 

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER COMO OUVINTE!

 

INSCRIÇÕES PARA O TRABALHO DE CAMPO: "O RIO DE CLARICE"!

 

Submissão de trabalhos ENCERRADA

 

VEJA A LISTA DE TRABALHOS APROVADOS!

 

 


Contato

Endereço

6 a 8 de novembro de 2019